Você conhece mesmo tudo sobre poupança? - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Você conhece mesmo tudo sobre poupança?

Quando pensamos em juntar dinheiro pensamos em ter segurança, não é mesmo? E a maior parte das pessoas ainda se sentem mais segura aplicando seus recursos em poupança até mesmo por questão cultural, pois essa foi o primeiro tipo de produto financeiro que se teve contato. Mas notamos também que as pessoas são impulsionadas a aplicar nesse tipo de produto, mas sequer conhece ele a fundo, então vamos aqui mostrar algumas curiosidades.

A poupança foi criada por D. Pedro II, em 1861, que tinham como princípio remunerar os depósitos com juros de 6%aa sob garantia do governo imperial. Essa modalidade de investimento era destinada a pessoas baixa renda. E de lá para cá, muitas pessoas ainda costumam deixar seu dinheiro guardado nela, mesmo com as mudanças de remuneração que ocorreu posteriormente.

Em 2012, como a taxa Selic estava caindo, o governo muda a regra de rentabilidade da caderneta de poupança, onde ficou atrelada a taxa de juros da Selic, ou seja, as contas com depósitos a partir de 04 de maio de 2012 e a meta anual da Selic estiver abaixo de 8,5% aa, ela irá remunerar 70% da Taxa Selic. Agora se a meta da Selic estiver acima de 8,5%aa, ela irá remunerar 6%aa + TR.

Hoje a Selic está em 3%aa, e a poupança está remunerando 2,1%aa. A remuneração da poupança só ocorre após 30 dias que o dinheiro foi aplicado, ou seja, se você fizer um depósito no dia 10 de junho, ele só irá ter a remuneração no dia 10 de julho, se o investidor tirar o dinheiro um dia antes, não terá a remuneração do período.

Há dois tipos de poupanças, a multi-data, que são mais comuns nos bancos, há 28 datas de aniversários dessas contas, e os dias 29,30 e 31, considera-se o dia 01 do mês subsequente, e ao solicitar o resgate o sistema resgata a data mais vantajosa para o cliente, e também tem a poupança com data única, essa é aquela que independente do dia do depósito os juros só caem naquela data, que é a data de abertura.

Quem aplica em poupança busca segurança, e ela tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) no valor de até R$ 250 mil por conglomerado, e pessoas física tem isenção de imposto de renda.

E você sabia dessas peculiaridades da poupança? Sabia que a poupança havia sido criada para a população mais pobre? Vamos continuar essa conversa, que tal dizer como foi seu primeiro contato com a poupança e o que você tem buscado para conseguir aplicações com maior rentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui