Previdência Complementar ou Tesouro RendA+ - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Previdência Complementar ou Tesouro RendA+


 O governo anunciou uma nova modalidade de Tesouro que o investidor poderá adquirir com o intuito de complementar sua renda durante 20 anos na aposentadoria. Então vamos explicar as diferenças de um plano previdenciário e o título do Tesouro que começará a captar a partir de 30 de janeiro.


Muitos investidores entendem que é preciso se planejar para se ter uma velhice mais tranquila, muitos utilizam um plano previdenciário, ações de empresas pagadoras de dividendos ou até mesmo fundos imobiliários, como esses produtos muitas vezes apresentam um pouco mais de risco, o Tesouro resolveu dar uma "forcinha" e criou o RendA+, que é um título de renda fixa emitida pelo Governo que lhe paga uma taxa mais a inflação do período, semelhante ao título IPCA+.


Com esse novo produto de investimento, ele é passível de Imposto de Renda, ele será tributado na tabela regressiva, ou seja, quanto maior o tempo que se deixa aplicado, menos imposto pagará, a tabela começa com 22,5%, se for resgatado em até 180 dias, e chegará à 15% se ficar por mais de 2 anos.


Se compararmos a tributação com um Plano Previdenciário, esses planos de previdência o investidor poderá escolher a forma de ser tributada, se o investidor escolher a tabela regressiva na previdência e poderá ter uma alíquota de imposto de 10% se ficar por mais de 10 anos, mas no curto prazo, isso acaba não sendo vantagem, pois essa tabela começa com 35% de alíquota e vai diminuindo 5% a cada dois anos.

A RendA+ diferente dos outros títulos tem uma taxa de custódia diferenciada, que poderá ser isenta se levar o título até o vencimento, normalmente, nos demais títulos a B3 cobra uma taxa semestralmente. Outro ponto que devemos notar que durante o período que estará recebendo a renda, também será isento, desde que o valor da renda não ultrapasse 6 salários mínimos mensais.


Olhando para o Plano Previdenciário, alguns planos tem taxas como Taxas de Carregamento que alguns podem até zerar após um certo período de tempo e há também Taxa de Administração que deve ser colocado na ponta do lápis na hora da tomada de decisão.


O título RendA+ é um título de renda fixa, já os planos de previdência é possível ter uma grande diversificação em seu portfólio, pois há planos no mercado que investem em diversas classes de ativos, tais como: ações, moedas e no mercado exterior.


Para quem quer usufruir de um benefício fiscal, o título RendA+ não conseguirá dar essa vantagem que um Plano Previdenciário PGBL pode lhe conceder. A previdência do tipo PGBL, dá o direito ao investidor abater até 12% da sua base tributária.


E agora, como funciona no caso de sucessão?

O título do Tesouro RendA+ é um patrimônio do investidor e deve entrar em processo de inventário, ao contrário da previdência, pois em caso de morte do titular do plano de previdência, o valor é rapidamente liberado, e em alguns Estados não há incidência de imposto.


Conta aqui, se você tem plano previdenciário e se irá mudar seu portfólio com o RendA+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui