O perfil de investidor - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

terça-feira, 1 de março de 2022

O perfil de investidor

O Suitabily conhecido também como API (Análise de Perfil do Investidor) é utilizado para direcionar o perfil do investidor, cada instituição financeira tem seu próprio questionário, cujo ele tem o objetivo de mapear a situação atual do cliente.


A validade desse questionário são de dois anos, mas pode atualizar antes desse prazo, caso a realidade do cliente venha mudar, a Resolução CVM 30 que instrui sobre esse tema, e ele tem a prioridade de prevenir que o investidor possa aplicar em produtos financeiros adequados ao seu perfil.

Caso o cliente deseja investir em um produto do qual não esteja adequado ao seu perfil, ele poderá investir, desde que assine o Termo de Ciência de Desenquadramento que irá informar sobre os riscos do produto financeiro não está alinhado com o seu perfil.

Após o cliente responder o questionário, baseado em suas resposta ele será informado seu perfil como: Conservador, Moderado ou Agressivo, conforme cada instituição, mas a grosso modo esses três são os mais utilizados no geral. O perfil conservador é para aquele cliente que não deseja ter muita volatilidade, não deseja ter muita oscilação, mesmo que a rentabilidade seja pequena. O perfil moderador é para aquele que também não quer correr muitos riscos, mas aceita dar uma "pimentada" em seu portfólio, para ganhar um pouco mais do que o perfil conservador. Já o perfil agressivo, é um perfil de alguém que conhece um pouco mais do mercado, aceita mais risco na possibilidade de maiores ganhos, mesmo sabendo do risco de uma oscilação negativa.


Antes de sair oferecendo ou escolhendo qualquer produto financeiro, é importante saber o horizonte temporal da aplicação, no mercado existe vários produtos, mas cada um ideal para o objetivo e prazo determinado.

Como citamos acima, o perfil do investidor poderá mudar durante o tempo, por exemplo uma mudança de emprego, a família crescendo, uma doença, uma promoção, entre outras poderá ser feito um novo questionário para alinhar o novo perfil.

E ai gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar esse conteúdo para seus amigos para que esse material chegue a mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui