Para quem ainda está sem saber o que é o Tesouro Direto, ele é um sistema do Tesouro Nacional em parceria com a B3 que vendem títulos de renda fixa, que tornou esse tipo de investimento acessível para o investidor comum, pois tem títulos que podem ser adquiridos com pouco mais de R$ 32.
Existem três tipos de Títulos disponíveis no Tesouro Direto (Tesouro Pré, Tesouro Selic e Tesouro IPCA+). Esses dois últimos são investimentos que acompanham um determinado índice até o vencimento do mesmo, o Selic acompanha a taxa que é decidida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e o IPCA+ é um título híbrido, composto por uma taxa pós, atrelada ao IPCA mais uma taxa pré.
O que poucos sabem, principalmente quem está entrando agora nesse mercado, que os investimentos de renda fixa pré-fixados, podem ter remuneração negativa, e temos visto que muitos se assustam nesse momento, e acabam efetivando esse prejuízo.
Uma das explicações para se ocorrer essa taxa negativa é devido a marcação à mercado, vamos supor que você comprou um título à 7% ao ano, mas depois que você comprou esse título, o Tesouro esteja oferecendo agora à uma taxa de 10% ao ano, logo seu título no mercado secundário não é interessante, pois o investidor poderá comprar diretamente com o Tesouro que está pagando 10%, e assim o seu título se desvaloriza. O inverso também pode acontecer, você teve seu título pagando 7% ao ano, e agora o Tesouro está ofertando o mesmo título à uma taxa de 5% ao ano, se você vender esse título antes, irá receber mais.
A Renda Fixa tem suas regras, que ela é fixa se você manter esse investimento até o final, não se desfazer dela no meio do caminho, pois antes ela terá a oscilação de mercado, e sendo desavisado poderá amargar prejuízo na renda fixa, quando for investir em um título pré, antes analisa se não irá precisar desse recurso antes do prazo de vencimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário