Resolvi entrar no Tesouro Direto, mas está negativo! - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Resolvi entrar no Tesouro Direto, mas está negativo!

Tesouro Direto

Investir em títulos do Tesouro Direto caíram no gosta de muitos investidores iniciantes, principalmente pela divulgação de muitos influenciadores digitais, que vendem a ideia de um investimento seguro, pois tem a garantia do Tesouro Nacional e tem uma rentabilidade maior que a poupança, que ainda é um investimento muito querido à décadas.

Para quem ainda está sem saber o que é o Tesouro Direto, ele é um sistema do Tesouro Nacional em parceria com a B3 que vendem títulos de renda fixa, que tornou esse tipo de investimento acessível para o investidor comum, pois tem títulos que podem ser adquiridos com pouco mais de R$ 32.


Existem três tipos de Títulos disponíveis no Tesouro Direto (Tesouro Pré, Tesouro Selic e Tesouro IPCA+). Esses dois últimos são investimentos que acompanham um determinado índice até o vencimento do mesmo, o Selic acompanha a taxa que é decidida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e o IPCA+ é um título híbrido, composto por uma taxa pós, atrelada ao IPCA mais uma taxa pré.


O que poucos sabem, principalmente quem está entrando agora nesse mercado, que os investimentos de renda fixa pré-fixados, podem ter remuneração negativa, e temos visto que muitos se assustam nesse momento, e acabam efetivando esse prejuízo.


Uma das explicações para se ocorrer essa taxa negativa é devido a marcação à mercado, vamos supor que você comprou um título à 7% ao ano, mas depois que você comprou esse título, o Tesouro esteja oferecendo agora à uma taxa de 10% ao ano, logo seu título no mercado secundário não é interessante, pois o investidor poderá comprar diretamente com o Tesouro que está pagando 10%, e assim o seu título se desvaloriza. O inverso também pode acontecer, você teve seu título pagando 7% ao ano, e agora o Tesouro está ofertando o mesmo título à uma taxa de 5% ao ano, se você vender esse título antes, irá receber mais.


A Renda Fixa tem suas regras, que ela é fixa se você manter esse investimento até o final, não se desfazer dela no meio do caminho, pois antes ela terá a oscilação de mercado, e sendo desavisado poderá amargar prejuízo na renda fixa, quando for investir em um título pré, antes analisa se não irá precisar desse recurso antes do prazo de vencimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui