A Selic caiu e está no menor patamar e agora? - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A Selic caiu e está no menor patamar e agora?

Finalizando o ano, e a taxa Selic, que é a taxa básica de juros chegou ao menor índice da história, na última reunião do Copom (Comitê de Politica Monetária), a taxa chegou aos 4,5% a.a., e isso acaba mexendo nas rentabilidades de outras aplicações financeiras, e muitas pessoas devem estar se perguntando o que fazer, já que a rentabilidade está cada vez menores.

Vamos lá, se você ainda está formando seu fundo estratégico, é interessante continuar em renda fixa de boa liquidez, pois se você acha que a poupança está pagando melhor que o Tesouro Direto, acho melhor rever seus conceitos, pois a poupança está rendendo apenas 70% da taxa Selic, ou seja, hoje após essa mudança está rendendo apenas 3,15% a.a. Primeiramente, se você já aplica em Tesouro Selic, não saia de lá, mas comece a diversificar seus investimentos.

Fundo estratégico é aquela sua reserva financeira para suas emergências, normalmente é recomendável ter esse fundo algo em torno de seis meses de seu custo de vida, esse dinheiro é para poder te socorrer nesse momento de necessidade com pouca volatilidade e muita liquidez, pois numa emergência não dá para esperar muito para apagar os incêndios, sugestão de investimentos são CDB de liquidez diária que pague pelo menos 100% do CDI, Tesouro Selic.

Agora se você já é um investidor de longa data, e já tem esse fundo, logo você pode começar a diversificar seus investimentos, hoje tem fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários e outros, mas saiba que o mercado sempre irá ter oscilações, então se você se diversifica, seus investimentos não irá ser tão atingidos com as mudanças que sempre haverá no mercado.

O cenário brasileiro está mudando, a renda fixa provavelmente não chegará mais aos 14% a.a. como era tempos atrás, mas como dissemos, o mercado sempre é imprevisível, mas procure estudar um pouco como funciona o mercado variável, e não ir já direto, provavelmente haverá uma galera dizendo que aplicar em ações é bom, que tem rendimentos altíssimos, mas para falar a verdade, até pode se ter bons rendimentos, mas vale ressaltar que é mercado de risco, não é a toa, que quando você procura um banco para investir, logo eles fazem aquele questionário para saber o seu perfil de investidor.

Se você não curte correr o risco de poder perder parte do capital se sua estratégia estiver errada, o que sugerimos é você estudar um pouco o mercado para saber como ele funciona, não vá entrando de cara comprando ações, é possível hoje entrar em fundos de ações, que terá um gestor que irá fazer essa compra e venda dos ativos que compõe esse fundo.

Não se assuste que a taxa Selic está caindo, isso é bom, pois assim, logo a economia começará a crescer, as empresas poderá investir em maquinários, pois as linhas de crédito também tendem a caírem, veja quantas pessoas conseguiram trocar um financiamento através da portabilidade por uma taxa menor?

Então, gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar para seus amigos e se quiser pode sugerir pautas para podermos discutir sobre assuntos que vocês acham relevantes!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui