Nova regras para pagamento de cartões de crédito acaba com o limite do pagamento mínimo - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

terça-feira, 1 de maio de 2018

Nova regras para pagamento de cartões de crédito acaba com o limite do pagamento mínimo

Essa semana o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou novas regras para os cartões de créditos, que terão reflexos diretamente nas taxas de juros cobrados pelas operadoras. Uma das mudanças incluem no limite de 15% do valor da fatura, que é chamado de "rotativo regular", onde a pessoa não é considerada inadimplente, e pode deixar rolar a dívida por mais 30 dias, onde depois a instituição terá de oferecer uma nova linha de crédito.

Essas mudanças irão começar a valer a partir do mês que vem. Alguns especialistas acreditam que como há uma excessiva concentração dos bancos, e com isso, a competição não irá reduzir muito as taxas de juros. "O sistema financeiro é muito concentrado. As taxas não se ajustam de forma tão rápida", conta ao G1 o coordenador de finanças do Insper, Michael Viriato.

A nova regra extingui o pagamento mínimo de 15% da fatura, e cada instituição poderá decidir qual será o valor do mínimo conforme o relacionamento do cliente, também acaba a diferença de juros do pagador do rotativo regular e do não regular.

Normalmente as pessoas que acabam entrando no rotativo, são pessoas que muitas vezes perderam o controle das suas finanças, e precisam se restabelecer, a decisão de fazer essas mudanças, podemos dizer ser positivo, mas para o consumidor, precisa ele ter ciência clara das taxas de juros dessas outras linhas para que não se enrole e o que pode ser positivo se torne algo negativo e aumentar a "bola de neve".

Cartão de Crédito ou qualquer outra linha de crédito deve ser utilizada de forma consciente, para que ele seja um aliado no seu planejamento financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui