Muitos não conhecia o termo Circuit Breaker, mas essa semana a nossa B3 acabou acionando esse sistema por duas vezes, a primeira foi no início do pregão da última segunda-feira, 09, quando a bolsa chegou a cair mais de 11%, devido a guerra do petróleo entre a Arábia Saudita e a Rússia. E hoje, 11, aconteceu de novo, e a bolsa teve as negociações interrompidas durante meia hora.
Esse mecanismo tem regras, que são as seguintes:
● Após a reabertura das negociações e atingir uma queda de 15%, a interrupção será por uma hora;
● E após a volta do pregão e as ações continuarem caindo e o índice chegar à 20%, ocorre outra suspensão por um prazo a ser definido, que pode interromper até o próximo dia.
Esse sistema já foi acionado em outros momentos, e como a maioria dos investidores entraram na bolsa após 2017, não havia visto essa situação, a última foi quando o empresário Joesley Batista fez a denúncia sobre corrupção envolvendo um ex presidente, em 2017, e nesse dia a bolsa fechou aos 8% de queda.
Esse sistema é para proteger os investidores, de grandes oscilações, mas quem entra em bolsa de valores, pensa em aplicação à longo prazo, e muitas vezes essas movimentações são oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário