Efeito Corona, o que esperar da bolsa? - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

terça-feira, 3 de março de 2020

Efeito Corona, o que esperar da bolsa?

Bastou passar o carnaval, que o fantasma do Coronavírus paira no ar, e faz com que a nossa B3 venha despencar nos últimos dias, e pego muitos investidores de surpresa, pois saíram na sexta-feira para curtir a folia, e quando chegou a quarta-feira de cinzas, viram seus investimentos derreterem. Pois bem, um vírus que começou na Ásia, tem devastado todo o mercado, e atingido muitas pessoas, a cada dia, mais pessoas estão sendo diagnosticadas com a suspeita de contágio, e até a confirmação de doença, como aconteceu no início da semana aqui no Brasil, quando foi confirmada o primeiro caso de contágio do vírus de uma pessoa que havia estado na Itália nos últimos dias.

Com isso, a bolsa despencou, bateu próximo dos 100 mil pontos, mas acabou recuperando um pouco no final do último pregão do mês de fevereiro, voltando aos 104.171 pontos, mas o mês de fevereiro não foi tão bom assim, pois o IBOV fechou com uma queda de 8,43%, puxado pelo pregão da última semana, pós carnaval que ela caiu mais de 8% em um único dia.

Será que é momento de tanto desespero? Bem, sabemos que a bolsa de valores é cíclica, e que sempre terão seus ajustes de preço, e para o investidor que pensa no longo prazo pode se dizer que pode ter uma oportunidade em vista, pois é possível criar estratégias de rebalancear sua carteira de ativos, e aproveitar a liquidação que está acontecendo, pois investir em bolsa, além de buscar melhor rentabilidade, é importante estudar os fundamentos das empresas que está comprando, pois você está se tornando sócio dela.

Não é a primeira vez que a bolsa de valores tem prejuízos dessa magnitude, assim aconteceu em 2017, com o JoesleyDay, onde ela havia caído mais de 10% em um dia, e depois se recuperou, e começamos a bater recorde e mais recordes. Mas devemos olhar com cautelas alguns setores da economia, ao pensar em que o Covid-19, o nome oficial da doença respiratória, pode causar. Por exemplo, viagens sendo remarcadas devido ao surto, cancelamento de eventos como aconteceu com o Salão do Automóvel que estava previsto em Genebra, são fatores que mexem com caixa de algumas empresas.

Mas não é apenas o vírus que fazem os ânimos se alterarem, essa semana, por exemplo, o Ibov começou a dar um ar de recuperação, mas com as incertezas do Fed, onde o corte de juros que deu euforia para os investidores, agora ligou um alerta, pois já havia uma reunião marcada para o dia 18, mas com essa antecipação do corte de juros, estão especulando que o surto ainda pode causar muito no mercado.

Dizer que é momento de se desfazer de posições ou entrar no mercado, não é possível, pois cada investidor tem um perfil diferente, por isso, nunca é recomendável colocar toda sua reserva em renda variável, pois num momento como esse, a pessoa que aplicou devido o viés de ganância entra em desespero. Seja prudente, até quem é um bom Trader corre o risco de perder dinheiro se não souber traçar melhores atitudes de estratégia.

Para alguns investidores, principalmente para quem pensa em longo prazo, vê isso como oportunidade, pois acredita nos fundamentos da empresa e ver que seus investimentos são de longo prazo, e não vê motivo para se desfazer dela apenas pela onda manada, mas é a chance de comprar mais por um preço menor. Normalmente, no mercado varejista, quando queremos comprar um bem, queremos comprar aquele produto pelo menor preço possível, mas quando se trata de ações, normalmente a pessoa não tem um controle emocional e compra as ações quando estão na alta.

O mercado ainda deve ficar instável pelos próximos dias, por isso é sempre bom diversificar os investimentos para que não sofra muito com essas oscilações, o momento é ter cautela e buscar manter os fundamentos, para evitar surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui