Ih! Caiu e chegou ao menor patamar da história - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Ih! Caiu e chegou ao menor patamar da história


Todos no mercado financeiro já estavam esperando mais um corte da taxa Selic, e hoje o Copom anunciou mais um corte de 0,25pp na taxa, chegando à 4,25% aa, e você deve estar querendo saber o que isso pode lhe acarretar.

Bem a Taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil, e ela que equilibra a economia, controlando a inflação, pois ela se lida diretamente com o consumo, e assim pode ajudar no controle da inflação. Mas além disso, a redução das taxas, mexem com os valores das taxas de juros de empréstimo e investimentos.

Essa redução, faz a taxa chegar ao menor patamar desde 1996, e esse foi o quinto corte consecutivo e unânime, e no comunicado, foi sinalizado que haverá uma pausa nesses cortes na próxima reunião de março, mas isso irá depender do andar da economia.

O início dos cortes começaram a acontecer a partir de 2016, onde as taxas estavam em 14,25%, e dentro desses 4 anos, caíram 10 pp, chegando nesse patamar. A taxa Selic, é uma taxa de referência, mas isso não quer dizer que as taxas serão repassadas diretamente aos consumidores tomadores de crédito, pois isso, cada instituição tem suas políticas de crédito.

Enquanto as aplicações financeiras, quem investe em poupança e fundos atrelados ao CDI, estão rendendo cada vez menos, quem começou a investir no nova poupança,desde 2012, quando a regra passou a render 70% da Taxa Selic, se ela estiver abaixo de 8,5%aa, logo a partir de agora, a poupança está rendendo 2,98% se o dinheiro ficar guardado em 12 meses. Como a inflação está na meta de 4%, isso mostra, que em números reais, a inflação ainda corroe o dinheiro da poupança.

Já para aplicações em Fundos de Investimentos, devem analisar os custos, como o imposto de renda e as taxas que envolve, pois dependendo da taxa de administração, ele ainda pode render menos que a poupança.

Hoje se a pessoa quer ganhar lucro, terá que esta de olho em aplicações de maiores riscos, mas não extrapole seu perfil de investidor, pois a diversificação pode ajudar a equilibrar a exposição dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui