As pessoas sempre perguntam em que investir, mas sempre esquece que a primeira coisa que devem fazer é ter uma reserva de emergência. Ai você deve se perguntar, o que é uma reserva de emergência?
Nesse artigo vou lhe explicar como ela é formada e como você estará protegido para não se desesperar nos momentos que o imprevisto acontecer! Já aproveita e assine esse canal, e fique por dentro das novidades e dicas que sempre vamos estar postando aqui.
A Reserva de emergência, como o próprio nome diz é para ter um recurso destinado para eventuais emergências, vamos supor que você está andando com seu carro, e acaba tendo o pneu de seu veículo furado, você tem um estepe reserva para substituir, certo? Assim esperamos, pois poderá substituir e depois procurar um borracheiro para realizar o conserto.
Na borracharia será necessário realizar o pagamento, mas esse custo era algo que não estava previsto em seu orçamento, logo terá que utilizar esse recurso de algum lugar, se você não preparou sua reserva para esses eventuais imprevistos, poderá ter que usar recursos mais caros e que irá ocasionar custos desnecessários, como por exemplo, entrar no crédito do cheque especial, que é uma linha de crédito que tem altas taxas de juros.
Agora, como você já esta aqui nos acompanhando, e leu esse artigo, saberá que é possível ter um fundo de reserva para eventuais imprevistos, chamado também como Reserva de Emergência, nele deverá estar um valor que corresponda de 6 a 12 meses de seu custo de vida, pelo menos.
Como sei quanto eu custo?
Para isso, deverá colocar na ponta do lápis todos os custos do que considera essencial, como por exemplo: água, luz, telefone, internet, alimentação, academia... Após somar tudo isso, deverá multiplicar pelo período de 6 meses a um ano, assim você terá o valor alvo para estar dentro desse fundo.
Após termos esse valor, agora o momento saber onde aplicar esse recurso, o mais importante é saber que esse recurso deve ter alta liquidez, que significa, que a qualquer momento eu consiga resgatar esse recurso, sendo assim, ele não deve ter uma alta rentabilidade, pois o principal foco nesse objetivo é ter o dinheiro na mão em alguma emergência.
Hoje temos produtos financeiros que atendem muito bem esse objetivo, como por exemplo, Fundos de Investimentos sem carência, CDB's que pagam pelo menos 100% do CDI com liquidez diária e sem carência e também o Tesouro Selic, que também é uma aplicação que acompanha a taxa básica de juros do país.
Lembre-se, a Reserva de emergência é para ser usada em imprevistos, como por exemplo, lhe manter caso você venha a perder seu emprego, até conseguir se recolocar, então não vá usá-la para pagar as despesas do dia-dia, pois isso deve ser feito com outros recursos de maneira consciente.
Gostou desse artigo, que tal aproveitar e compartilhar para seus amigos que também precisa saber montar sua reserva de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário