Com a taxa Selic caindo, onde devo fazer minha reserva de emergência? - Mais Riquezas

Últimas

Home Top Ad

Post Top Ad

Anuncie Aqui

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Com a taxa Selic caindo, onde devo fazer minha reserva de emergência?

Hoje vamos tratar aqui um assunto que sempre está chegando em nossas redes sociais, e se você ainda não nos conhece nas outras redes sociais, então que tal aproveitar e também nos acompanhar no
twitter ou no Instagram, estamos lá como @maisriquezas. Estão cogitando que agora que o Banco Central tem reduzido as taxas, devemos procurar mais rentabilidade para a reserva de emergência.

E ai, o que você acha? Aproveite também para comentar aqui em baixo se você tem sua reserva de emergência ou se ainda está começando a montar ela, pois assim podemos estimular mais pessoas que estão a continuar, e os que não começou ainda, possa começar!

Bem o que vamos tratar aqui nesse artigo é algo que serve independente da taxa selic venha estar, hoje ela está em 3%aa, algo que era inimaginável tempos atrás, e ainda estão cogitando que essa taxa venha cair mais ainda, mas se ela subir ou continuar caindo, o que iremos trazer aqui servirá do mesmo jeito, ou seja, esse conteúdo estará atual.

Então, vamos primeiramente explicar que reserva de emergência é para te dar um fôlego caso aconteça algum imprevisto e que você possa levantar esse dinheiro de forma rápida e sem muitos problemas, ou seja, precisamos investir em algo que seja seguro e tenha alta liquidez, logo o que mais procuramos aqui são investimento que dão segurança e não rentabilidade, certo? Logo, com a pandemia do Coronavírus vimos que devemos ter uma reserva um pouco mais gorda, ago que possa suprir seus gastos mensais para pelo menos um ano.

Tem pessoas que pode dizer que seria de 3 à 6 meses, mas se fomos analisar esse último fenômeno, a Covid-19, vemos que ela afetou a economia e isso não irá se recuperar assim de uma hora para outra, então ter pelo menos 12 meses irá lhe dar mais tranquilidade nesse caso de anormalidade. Mas agora você deve estar se perguntando, legal eu preciso juntar dinheiro, mas onde vou deixar se a renda fixa está pagando quase nada?

Como dissemos, o objetivo da reserva de emergência é colocar o dinheiro em um lugar que você possa resgatar, a capacidade de transformar esse investimento em espécie, podemos sim, aplicar me renda fixa, até dou aqui alguns exemplos: 

A poupança, que para muitos acabam chamando ela de vilã pode ser onde faça sua reserva, hoje ela está pagando 70% da taxa Selic, o que equivale à 2,10%aa, mas ela tem um ponto contra, pois a rentabilidade dela só ocorre no dia de seu aniversário, por exemplo, se aplicamos esse valor hoje, dia 25 de maio, ela só irá render no dia 25 de junho, então se você aplicou e resolveu sacar o dinheiro no dia 24 de junho, você não ganha a rentabilidade do período.

Podemos também pensar no Tesouro Selic, é uma aplicação com muito pouco risco, pois o único risco é se o país quebrar, a única desvantagem é que para resgatar o valor tem que esperar até um dia útil, fora que também vimos que pode acontecer de o governo suspenda as negociações, como aconteceu para aliviar o estresse no mercado.

Aplicar em CDB de liquidez diária é uma outra opção, mas devemos procurar por instituições que pagam pelo menos 100% do CDI, dependendo do valor que se tem disponível é possível que não encontre em grandes bancos, o risco que se tem nessa aplicação é que a instituição financeira venha quebrar, mas vale ressaltar que esse tipo de aplicação é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). É bom ressaltar que existem no mercado CDB que pagam mais de 100% do CDI mas que a liquidez é só no vencimento, para quem pensa em reserva de emergência, o mais importante é aplicar em aplicações de liquidez diária.

Algumas fintechs oferece também conta corrente remunerada, ela acaba sendo semelhante ao CDB que falamos anteriormente.

Cuidado com o que irá te remunerar mais, pois reforço, a reserva de emergência é para dar segurança, talvez você questione em aplicar em Tesouro Pré ou atrelado a Inflação, cuidado, esses dois títulos podem ter alta oscilação e assim como pode dar mais lucro, dependendo do momento que você queira resgatar o recurso, pode também dar prejuízo.

Que tal você aproveitar e fazer também uma boa ação e compartilhe esse conteúdo com seus amigos, assim vamos ajudar mais pessoas a protegerem melhor seu dinheiro e a montar uma reserva de emergência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui