Vemos que muitas pessoas acham que a diversificação é prejudicial para seus investimentos, pois acreditam que não consiga pegar todo o potencial de alta de determinado ativo, e que realizando analises é possível acertar a mão, mas será que é tão simples assim? Então, eu lhe convido a discutimos esse assunto, e já aproveita e compartilhe esse conteúdo para aquele seu amigo investidor.
O mercado financeiro é muito volátil e de uma hora para outra os cenários muda, e deixar todos os ovos em uma única cesta é arriscado, ou seja, você aposta muito alto com o risco de perder muito também. Quando falamos de diversificar, a principal ideia é que num cenário péssimo, sua carteira não venha ter grandes prejuízos.
Em 2020, no pico da pandemia em março, vimos essa volatilidade vindo de uma vez, e muitos investidores viram seus investimentos derreterem, e quem tinha uma carteira bem diversificada, sentiu a queda do mercado, mas com certeza isso não foi tão forte, pois teve a proteção de ter na carteira diferentes ativos, e com isso o tombo foi menor.
O ano passado, quem não se desesperou, e soube rebalancear a carteira, conseguiu recuperar muito rapidamente dessa queda. Mas você deve se perguntar, quantos ativos deve ser o ideal para diversificar, e eu lhe respondo que não há um número certo, mas deve cuidar para não pulverizar demais a carteira.
O investidor pequeno não tem tantos meios para buscar informação, diferente dos grandes que conseguem ter acesso a um CFO de alguma empresa, o pequeno só tem informações que saem pelos veículos de imprensa ou na página de Relações com Investidores. Saiba que você hoje, pequeno investidor precisa montar sua carteira de uma forma que consiga acompanhar, saber quais empresas você esta investindo e o que ela está projetando, como estão os números de balanço, o fluxo de caixa.
Vemos muitas pessoas tentando copiar a carteira de alguém, mas será que aquela pessoa está pensando nos mesmo objetivos que você? Investimento envolve estratégia, aderência de objetivos. Quando pensar em diversificar, procure empresas de diferentes segmentos, não adianta pegar todos os players do seguimento de turismo, pois se o setor for mal, todos esses ativos irá sentir.
Eu só tenho R$ 1.000 como vou diversificar, devo entrar no mercado fracionário? Quero sentir o mercado.
Procure criar o hábito de sempre aplicar, pode ser interessante todo mês comprar um tipo de ativo, e diversificar como comentamos acima, um mês entra num setor e no outro compra outro ativo de outro setor, no longo prazo você terá uma carteira blindada, recomendamos também procurar algum especialista em investimentos ou assessor de investimento que possa ajudar você nesse caminho, ele será seu médico das finanças e está gabaritado para lhe ajudar da melhor forma.
Hoje temos uma vasta gama de tipos de investimentos, com diversos nomes e diversos tipos de pegadas diferentes, mas cada produto é ideal para cada tipo de investidor. Primeiramente procure respeitar o seu viés comportamental, não se iluda achando que você irá fazer um trade, e no final a oscilação pode ser pior que uma montanha russa. Achamos que a diversificação não é uma furada, mas ela é uma ferramenta de proteção de sua carteira, com o intuito de não sofrer muito com a oscilação de mercado, diversificar em bons ativos no longo prazo mostra que a carteira é muito mais saudável, não temos como descobrir qual o ativo que irá mais render.
Aqui a baixo iremos mostrar os tipos de investimentos que tiveram mais rentabilidades nos anos anteriores, e vamos ver que cada ano, um rende mais que o outro, não há constância. Em 2020, o dólar foi o melhor investimento e o Ibovespa ficou só na frente do DI, como você tem protegido seus investimentos?
E ai gostou desse conteúdo? Que tal deixar de ser egoísta e compartilhe ele também para seus amigos, já aproveita e compartilha. Quer que falemos sobre algum tema específico, deixe nos comentários que iremos colocar aqui na pauta para um novo artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário